Feriados prolongados são datas favoráveis a perda e extravio de documentos – e se eles caem em mãos erradas isso pode trazer grande dor de cabeça para o cidadão. Com o carnaval de Brasília em ascensão e uma quantidade de pessoas cada vez maior nos blocos de rua, é necessário redobrar os cuidados para evitar transtornos. Mas, quando o extravio acontece, informar a polícia e os órgãos de proteção ao crédito, que fornecem serviços específicos para esses casos, pode minimizar os danos.

Para o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, algumas providências podem ser tomadas a fim de evitar a perda ou o furto de documentos em épocas festivas. “É recomendável levar um único documento para identificação e apenas um único cartão (de crédito ou débito) para uso”, indica. Outra opção é andar com uma cópia autenticada de um documento pessoal, no lugar do documento original. Para José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil, administrado em Brasília pela CDL-DF, “é importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco".  

Caso os documentos sejam extraviados, a CDL-DF pode ajudar o consumidor com o serviço Alerta Cheques e Documentos. A ferramenta permite proteger seus dados após a perda dos documentos. Segundo José Carlos, após utilizá-la, caso alguém tente usar os documentos pessoais ou mesmo cheques roubados do consumidor no comércio, os varejistas já terão acesso aos dados de extravio e poderão, assim, recusar a venda. “Esse alerta constará nas informações do CPF consultado pelos lojistas ou mesmo instituições que fazem uso de análise de crédito”, explica.  

O que fazer?  

Após a perda, é fundamental realizar um boletim de ocorrência e, logo em seguida, levar o BO ao balcão de atendimento do SPC em Brasília. Para atender à urgência do consumidor, é possível fazer a comunicação pelo telefone da CDL-DF e entregar o boletim de ocorrência original em até 24 horas.  

O telefone para contato é o 3218-1401, e o balcão de atendimento está localizado no SCS quadra 05 Bloco B, Sobreloja, Sala 75 – Centro Comercial Amazonas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h. Durante o feriado de carnaval, o serviço não funciona, mas as atividades serão retomadas na quarta-feira de cinzas, a partir das 13 h.