Desde o início da pandemia, estudos realizados pelo Sebrae, em parceria com a FGV, apontam que não tem sido fácil para os donos de pequenos negócios conseguirem empréstimos para manter as empresas em funcionamento. No último estudo feito, entre a última semana de setembro e 1º de outubro, 31% dos empresários responderam que conseguiram crédito – o maior percentual registrado ao longo dos últimos meses.

Uma pesquisa realizada com mais de 600 empresários do comércio e serviços feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), indica que a maioria absoluta deles gostaria que houvesse uma reforma tributária com urgência. 92% dos entrevistados esperam que a economia brasileira cresça a partir de uma mudança no sistema tributário atual.

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 61% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras na Black Friday este ano. O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Carlos Magalhães concedeu entrevistas ao longo da semana, sobre as expectativas do comercio local para a data.

Este ano, a Fundação CDL realizará a campanha Natal da Inclusão Digital. Por ocasião da pandemia e do consequente isolamento social, no lugar da tradicional festa de fim de ano, promovida pela Fundação há 12 anos, nove instituições receberão de presente de Natal computadores novos. No total, 368 crianças e adolescentes serão beneficiados pela ação.

Os débitos tributários das pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional que vencerem durante o estado de calamidade decorrente da pandemia de covid-19 poderão ser adiados para meados de 2021, caso seja aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLP 254/2020) que estabelece a moratória.

Segundo o texto apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ficará instituída moratória para todos os tributos abrangidos pelo regime do Simples Nacional com vencimento entre 1º de abril e 30 de dezembro de 2020. As pessoas jurídicas que aderirem à moratória deverão pagar a dívida tributária até 30 de junho de 2021, com possibilidade de parcelamento em até 90 meses.