Feira Criativa: renda, acolhimento e apoio à saúde mental para mulheres em vulnerabilidade na Associação Maria de Nazaré

WhatsApp Image 2025-12-05 at 10.35.53

Há mais de 20 anos, um grupo de mulheres em situação de fragilidade emocional — entre elas sobreviventes de depressão e violência doméstica — encontra no trabalho manual uma forma de geração de renda e, sobretudo, de cuidar da própria saúde mental. O grupo, atualmente formado por oito mulheres, desenvolve artesanato como parte de um processo terapêutico contínuo, que envolve criatividade, expressão e reconstrução da autoestima.

Para dar visibilidade e vender a produção, elas criaram a Feira Criativa, uma iniciativa comunitária que acontece uma vez por mês, em frente à Associação Maria de Nazaré, que fica na QN 404 Conjunto A Lote 01 em Samambaia, e que busca constantemente novos locais e parceiros para expor os produtos confeccionados.

A rede de apoio conta com duas terapeutas voluntárias e com a participação da psicóloga Neusimar Batista, que conduz, também mensalmente, a Roda de Fala — espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento emocional.

Entre os produtos confeccionados estão: biscoitos de polvilho, geleias, chocolates, panetones, licores, lindas toalhas de mesa, itens de crochê, panos de prato, toalhas de rosto e banho, sandálias decoradas, biojoias e caixas em técnica de decupagem. Cada peça carrega história, dedicação e a busca pela autonomia financeira das artesãs, muitas, únicas provedoras do lar.

Empresários e instituições podem contribuir oferecendo espaços para exposição, ampliando a divulgação e fortalecendo a renda gerada pelo grupo — um suporte fundamental para a continuidade do trabalho desenvolvido pela associação e para o bem-estar das mulheres envolvidas. Para a parceria, o contato pode ser feito com a Associação, no telefone 55 (61) 3357-7328, ou enviando mensagem para crechemariadenazaredf@gmail.com.

A Presidente da Fundação CDL/DF, Andréa Vasquez, prestigiou a exposição das artesãs e atestou a qualidade e beleza dos itens criados e vendidos, na evento Feito por Nós, que aconteceu no dia 27 de novembro, idealizado pela Assistência Social Casa Azul com o propósito de celebrar o empreendedorismo comunitário, a criatividade, a cultura e o protagonismo feminino no Distrito Federal.

Matérias Relacionadas

O que está buscando?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors