CDL/DF realiza última etapa do Fórum Futuro do Varejo

As cinco etapas do Fórum Futuro do Varejo foram concluídas com sucesso. Durante os encontros, foram analisadas as percepções de diferentes grupos, como associados da CDL/DF, representantes do Sebrae, sindicatos varejistas, estudantes acadêmicos e, nessa última etapa, membros do governo. Esse estudo, realizado em parceria com a Neocom e com apoio do Sebrae, permitiu a coleta de percepções relevantes sobre o futuro do varejo no Distrito Federal.

O público-alvo da pesquisa inclui pequenos comerciantes, segmento que enfrenta uma alta taxa de mortalidade, com 30% das empresas varejistas encerrando suas atividades antes de completarem cinco anos. O cenário construído durante o último encontro apresentou uma visão positiva em relação às questões abordadas, com destaque para o panorama otimista projetado para 2030.

Coordenador e sócio da Neocom, Alexandre Ayres, destacou a diferença de perspectivas entre os empresários associados à CDL/DF e os representantes de outros setores. No primeiro encontro, os associados da entidade demonstraram uma visão mais pessimista sobre o futuro. “Eu achei muito interessante, no contexto do livro, existir essa opinião divergente dos empresários, porque a gente consegue fazer um contraste em uma visão de futuro de quem faz a política pública contra uma visão de futuro de quem recebe a política pública.”.

O presidente da CDL/DF, Wagner da Silveira reforçou a importância da pesquisa e da preparação para os cenários futuros que o empresariado varejista enfrentará. Ele ressaltou que o estudo ajudará lojistas e empresários a se capacitarem para sobreviverem às transformações do setor, além de estimular a capacitação de seus colaboradores, já que as empresas entrarão em uma nova fase de desafios e oportunidades.

Wagner também ressaltou que as gerações futuras terão papel importante nesse cenário. “O empresário mais antigo às vezes tem resistência, mas o filho dele que, daqui a cinco anos está assumindo, vai poder fazer as transformações necessárias para que o mercado continue em crescimento. Tudo isso, claro, desde que tenha trabalho da entidade, como a CDL e da capacitação dos empresários que estão no dia a dia na sociedade de Brasília.”.

Durante esta etapa, estiveram presentes importantes representantes do governo do Distrito Federal, incluindo o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Renda, Thales Mendes Ferreira. A Secretária Executiva da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Sueli Rodrigues de Sousa, participou representando o Secretário de Estado de Governo, José Humberto Pires. Também marcaram presença Cecin Sarkis Simão, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção do DF (Sindmac) e conselheiro fiscal da CDL/DF, e Gilmar André Beckmann, presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Distrito Federal (ACOMAC-DF). Além de associados e membros da diretoria da CDL/DF.

Em vias de sua conclusão, o projeto seguirá para suas etapas finais com a realização de mais duas palestras. Estas que visam aproximar o futuro e a relação entre varejo e tecnologia do empresariado brasiliense.