Tudo parecia caminhar bem em 2020! Em linhas gerais, era possível ver a economia mostrando sinais de crescimento, continuidade das reformas na “máquina pública”, redução do desemprego e, principalmente, o otimismo generalizado da população de que seria um ano melhor. Mas tudo isso sucumbiu frente aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), com origem do PL 1282/2020 de autoria do Senador Jorginho Mello (PL/SC). A Lei nº 13.999/2020, que abre crédito especial no valor de R$ 15,9 bilhões, foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje (19). O objetivo é garantir recursos para investimento e capital de giro para os pequenos negócios, assim como para manter empregos durante a pandemia do novo coronavírus no país.

Os impactos econômicos da crise da COVID-19 nas empresas brasileiras foi o tema da Live realizada pela UNECS, na manhã de hoje (20), que contou com a participação do presidente da CNDL, José César da Costa, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), deputado Efraim Filho e de cerca de 50 parlamentares.

Em pouco tempo, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus mudou a maneira como as pessoas vivem, se relacionam e consomem. Mais do que uma transformação imediata na rotina da população, a Covid-19 deve provocar impactos de longo prazo no comportamento das pessoas. Com esse cenário, as marcas enfrentam o desafio de entender essas mudanças e se reposicionar para um mundo pós- pandemia.

A pandemia da COVID-19, mais do que provocar novos comportamentos, está acelerando mudanças que já se anunciavam no horizonte. Uma dessas tendências turbinadas é a valorização da proximidade. O estilo de vida moderno e as mudanças demográficas, em especial nos grandes centros urbanos, vinha aos poucos alterando a maneira como as pessoas consomem – e também o lugar onde fazem suas compras.