Gerir pessoas tem sido um dos grandes desafios empresariais. Pois, estamos falando de pessoas que possuem condutas com valores éticos e morais diversos e que podem ir em desencontro à missão e valores da organização.

Não deve haver um só varejista global que, se não está preocupado, deveria estar no mínimo curioso para entender o “Efeito Amazon”, termo cunhado pela imprensa para tentar explicar o fenomenal crescimento da empresa de Jeff Bezos. Um conglomerado que há cerca de 20 anos era um inexpressivo e-commerce de livros e que no ano passado faturou US$ 178 bilhões. Não bastasse sua força atual, é também a grande aposta de parte expressiva de analistas como a, muito em breve, maior e mais poderosa empresa global. Como Bezos está construindo este império com potencial real para desbancar gigantes globais? Sem acesso a sua receita, dá para afirmar, com segurança, um de seus principais ingredientes: dados.

O empreendedorismo se consolida cada vez mais como opção de carreira para diversos profissionais. Seja por necessidade de alternativas em meio ao desafiador mercado de trabalho ou para seguir um sonho de ter o negócio próprio, empreender tem sido a escolha de diversas pessoas, sobretudo jovens.

Segunda data comemorativa mais importante para o varejo em faturamento, o Dia das Mães deve fazer com que 74% dos brasileiros realizem ao menos uma compra no período. Analisando a estimativa da pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), elaboramos algumas dicas para ajudar lojistas a alcançarem o melhor resultado nessa data tão cheia de possibilidade.

A recessão acabou no final de 2016, mas o mal-estar causado pela profunda crise econômica que o Brasil viveu ainda é sentido pela população. O fato é que, mais de um ano depois do fim oficial da recessão, a economia ainda é 6% menor do que era em 2014. Se considerarmos que a população cresceu nesse período, o país tem um bolo menor sendo dividido com mais gente - o que significa uma queda ainda maior do PIB (Produto Interno Bruto) per capita.