A dificuldade ao empreender não está apenas na hora de começar seu negócio próprio. Vários obstáculos tão complicados quanto obter o capital inicial ou conquistar a primeira venda surgem no dia a dia da operação.

Funcionários tatuados ou que usam roupas casuais já foram vistos com maus olhos no mundo corporativo. Mas essa realidade está mudando. Se antes eles eram considerados “fora dos padrões”, agora são responsáveis por dar um “ar mais moderno” para as empresas.

Na noite de quinta-feira (5), ocorreu a inauguração da nova loja do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em Brasília. O atendimento a consumidores e empresários agora funciona no Venâncio Shopping, com instalações mais modernas e eficientes do que as da unidade anterior. Para prestigiar, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Distrito Federal, Rodrigo de Oliveira Sá, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Valdir Oliveira, compareceram ao local.

Nesta semana, o Congresso derrubou o veto do presidente Michel Temer ao PLC 164/2017, que cria o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional, mais conhecido como Refis das MPEs. O programa de refinanciamento havia sido aprovado pelo Senado no fim do ano passado. A votação foi folgada: 346 votos a favor e 1 contra a derrubada do veto, na Câmara, e 53 a 0, no Senado.

Existem empresas que são especialistas em relacionamento. Elas atuam nessa área com expertise – e podem falar sobre o assunto como ninguém. Por isso, no mês de março, conhecido como o Mês do Consumidor, Fabricio Coutinho, CEO da Teleperformance, e Alfredo Morgado, diretor de WFM, Qualidade e Processos da empresa, comentam sobre o impacto da Era Digital no relacionamento entre empresas e clientes.