Mais uma atividade do PP 4.0 aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

O Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), chegou a São Paulo na manhã do dia 20 de maio, com o encontro de fomento ao desenvolvimento local e regional. Lideranças do Sistema CNDL e agentes públicos se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para debater políticas públicas prioritárias para o varejo.

O evento foi conduzido pelos especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli e contou com a presença dos presidentes da CNDL, José César da Costa, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDL-SP), Maurício Stainoff, e dos vice-presidentes da federação, Marisa Negro e Roberto Folgueral. Participaram ainda o gerente de Políticas Públicas do Sebrae-SP, Glaucio Lima Franca, atendimento setorial do Sebrae-SP, Filipe Rubim, o assessor de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Sarquez, o vereador de Bertioga Silvio Magalhães, o deputado estadual Thiago Auricchio, além de representantes de outros parlamentares.

Mais de 50 líderes de 23 entidades trataram de temas como fortalecimento do comércio e desenvolvimento econômico local, crédito e financiamento, mobilidade urbana e infraestrutura para revitalização de centros comerciais, sistema tributário, segurança pública e modernização das leis trabalhistas e previdenciárias.

“O debate em torno das políticas públicas para o varejo é fundamental para o desenvolvimento desse setor que movimenta o Brasil. Precisamos discutir as necessidades dos micro e pequenos empresários para apoiar o poder público no entendimento das nossas prioridades e na proposição de medidas que beneficiem quem quer empreender no Brasil”, afirmou Costa.

As demandas discutidas no evento serão compartilhadas com os agentes públicos para subsidiar ações efetivas para o setor varejista no estado de São Paulo. “Nós precisamos fazer com que nosso país volte a gerar empregos e crescer. Isso depende de nós. Independentemente do que está acontecendo, quem vai mudar o país somos nós, os brasileiros, os empresários”, lembrou Stainoff.

Participantes

Um dos participantes do encontro, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Caetano do Sul, Alexandre Damásio Coelho, acredita que o PP 4.0 complementa o trabalho desenvolvido no Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), convênio firmado em 2016 entre CNDL e Sebrae. “O PP 4.0 fomenta a ideia de política entre os cedelistas. O presidente da CDL, hoje, se entende como um agente político e um agente de políticas públicas. Operar política pública demanda essa ‘tutoria’ que o convênio nos entrega”, disse.

Outro presidente que esteve no encontro foi Josué Bruno de Arruda, da CDL Mauá. Na sua opinião, o formato do evento é o mais adequado para atender à demanda do Sistema CNDL: “É uma qualificação com conteúdo bastante técnico. É muito importante ter o poder público aqui, nos ouvindo e buscando conosco soluções para os problemas”.

Somente neste ano, o PP 4.0 já passou por todas as regiões do país, com atividades de qualificação de lideranças, sempre discutindo temas relevantes para o varejo brasileiro.

Fonte: Varejo S.A.