Desde o início de março, crianças e adolescentes de creches e abrigos do Distrito Federal passaram a receber cortes de cabelo gratuitamente. Trata-se da nova parceria entre a Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (Fundação CDL-DF) e a Casa do Ceará. A partir de agora, cabeleireiros envolvidos no projeto vão visitar semanalmente as instituições atendidas pela fundação.

O primeiro beneficiado foi o abrigo Lar São José, localizado na cidade satélite de Ceilândia. Uma das meninas assistidas decidiu mudar radicalmente o visual, cortando o cabelo bem curto, e ainda fez uma boa ação. “Quero doar meu cabelo para crianças com câncer”, declarou Maria (nome fictício), 10 anos. No total, 23 crianças receberam cortes ao longo do dia.

Para a presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasquez, o projeto tem um papel muito importante no aumento da autoestima dos assistidos. “Não é algo a que eles tenham acesso com frequência e, além da estética, isso pode modificar a forma como essas crianças se veem no mundo”, defende. Um dos cinco cabeleireiros responsáveis pela ação, João Batista do Nascimento, concorda: “Ficaram superfelizes e sorridentes com o resultado. Já quero voltar”.

A parceria também prevê que sejam fornecidas bolsas do curso profissionalizante de cabeleireiro aos adolescentes que estão na iminência de atingir a maioridade e não foram adotados. “A ideia é promover a capacitação e a inclusão desses jovens no mercado de trabalho”, afirma Andrea. A Casa do Ceará já disponibilizou duas vagas imediatas para os adolescentes. A fundação, por intermédio da loja Lord Perfumaria, associada à CDL-DF, fornecerá o material de estudo para os bolsistas ao longo do curso. A ação vai ocorrer toda terça-feira e passará por instituições de diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

Fonte: Revista Varejo SA