O IV Fórum Nacional do Comércio foi realizado nas últimas terça e quarta feiras (17 e 18/9) com a presença das maiores lideranças do varejo no centro de convenções do Royal Tulip Hotel. Na terça-feira, o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, traduziu o clima do encontro, lembrando que o evento tem, dentre seus principais objetivos, criar momentos de discussão sobre a economia do país. Essa discussão é uma forma de ampliar o debate para a esfera política, econômica e institucional com o propósito de submeter ao poder público propostas que redirecionem a política econômica para assegurar maior competitividade das empresas de comércio, bens e serviços.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi um dos grandes homenageados no encerramento com o prêmio Mérito Lojista Nacional. A homenagem ocorreu no encerramento do fórum e prestigia empresas, personalidades políticas, empresariais, e meios de comunicação que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro.Moro se disse honrado e lembrou da importância do setor varejista. Na solenidade o ministro comentou sobre medidas de segurança pública contra o crime organizado, que reflete no setor do comércio, como o roubo de cargas e o contrabando nas fronteiras. Moro mencionou ainda um projeto piloto de segurança de fronteira que será realizado em Foz do Iguaçu. A ação se baseia na criação de um escritório de inteligência com representantes das polícias local, rodoviária, federal e da Receita Federal.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo está empenhado em controlar as contas do governo, acelerar as privatizações, abrir a economia, realizar a Reforma Tributária para reduzir o número de impostos e permitir que o setor privado cresça.

Autoridades como o ministro da Economia, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o secretário de Economia do DF, André Clemente, uniram-se aos mais de 900 convidados para fazer parte do maior evento já realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal

O evento debateu temas relacionados a mercado e tecnologia, o futuro do varejo e o ecossistema das startups com dicas de João Cristofolini, executivo líder da área de Soluções de Indústria para mercados de Varejo e Bens de Consumo da IBM Brasil. O painel Encontro de Gerações contou com um dos fundadores da loja Zaitt, Rodrigo Miranda, e a vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, que falaram sobre o empreendedorismo jovem. Samuel Normando, diretor de criação Publicis Brasil, falou do poder da criatividade nos negócios. Apresentou cases em que a história do produto serve como atrativo para o cliente.

O presidente, José Carlos Magalhães Pinto, agradece a presença de todos os diretores e conselheiros no IV Fórum Nacional do Comércio. A participação no evento reforça o comprometimento da CDL-DF com iniciativas que impulsionam o crescimento do mercado e visam ao fortalecimento do setor.