A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove no dia 24, em 17 Estados, a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI). A ação busca chamar a atenção sobre a alta carga tributária brasileira, especialmente se comparada à qualidade dos serviços públicos oferecidos. No Distrito Federal, três postos da rede Jarjour vão vender gasolina a R$ 2,98 o litro – 36% mais barata do que o atual valor de R$ 4,61. O porcentual corresponde à quantidade de tributos incididos sobre o combustível.

O presidente da CDL Jovem DF – entidade que organiza a ação – Raphael Paganini, lembra que não há sonegação dos impostos, que serão pagos pelos empresários, apenas não serão repassados para os clientes. Ele ainda ressalta que nesses 10 anos o DLI mobilizou milhares de pessoas e é reconhecido de forma positiva pelos brasilienses. “É uma grande campanha de conscientização que une empresários e consumidores, movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato”, defende.

Neste ano, a novidade é a participação de lojistas de grandes shoppings da cidade, que venderão produtos com descontos entre 15% e 70%, dependendo da tributação de cada segmento de mercado (para ver a lista de lojas e de produtos, acesse: http://www.cdldf.com.br/noticias/noticias-da-cdl/1956-dia-da-liberdade-de-impostos-2018-divulga-lista-de-lojas-participantes-no-df e http://www.cdldf.com.br/noticias/noticias-da-cdl/1957-confira-a-lista-de-produtos-com-desconto-no-dli-2018-no-df).

Paganini ressalta que a entidade defende a simplificação tributária no Brasil. “Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”, afirma. Assim, um imposto único – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, todos ganham: o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo”, esclarece.

Nos postos Jarjour da Asa Norte, da Asa Sul e de Taguatinga estarão disponíveis 30 mil litros de gasolina com o desconto (10 mil em cada unidade), sendo que cada motorista poderá abastecer 20 litros, com pagamento apenas em dinheiro. “A ideia é que o maior número possível de consumidores possa aproveitar o preço e protestar com a gente. Aconselhamos a todos que cheguem cedo”, orienta.

Além do Distrito Federal, o DLI ocorre em mais 16 Estados neste ano: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Dia da Liberdade de Impostos 2018 no DF
Data: 24/5
Horário: a partir de 6 h 30 nos postos e das 10 h nos shoppings, enquanto durarem os estoques
Locais:
• Postos Jarjour Asa Norte (Eixinho L - Q 206), Asa Sul (Eixinho L - Q 210) e Taguatinga Sul (CSB 8)
• Brasília Shopping (SCN Q 5 Bl O - Asa Norte)
• Terraço Shopping (SHC AOS entrequadas 2/8 lote 5 - Octogonal Sul)
• JK Shopping (St. M-Norte 34 AE 1 - Taguatinga Norte)
• Taguatinga Shopping (QS 1 lote 40 - Águas Claras)
Realização: CDL Jovem DF

Atendimento a jornalistas durante o evento:
De 6 h a 11 h no Posto Jarjour da Asa Norte