No dia 24, lojistas vão vender produtos sem o valor dos impostos, com descontos de 15% a 70%. Ação é promovida pela CDL Jovem

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove no dia 24, em 17 Estados, a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI). A ação busca chamar a atenção sobre a alta carga tributária brasileira, especialmente se comparada à qualidade dos serviços públicos oferecidos. No Distrito Federal, grandes shoppings aderiram à campanha este ano e divulgam nesta sexta-feira (18) a lista de lojas participantes (veja abaixo).

O presidente da CDL Jovem DF – entidade que organiza a ação – Raphael Paganini, comemora a parceria com os Shoppings Brasília, JK, Terraço e Taguatinga, ressaltando a diversidade de produtos com desconto. “São diversos segmentos do varejo aderindo à campanha, e não vão faltar opções de compra para consumidores”, afirma. “Os itens terão redução de 15% a 70% no preço, dependendo da quantidade de impostos que incidem sobre cada produto.”

Também participam do DLI 2018 os postos Jarjour da Asa Norte, da Asa Sul e de Taguatinga. Na rede, serão oferecidos 30 mil litros de gasolina sem imposto, sendo que cada motorista poderá abastecer 20 litros, com pagamento apenas em dinheiro. A venda da gasolina com desconto já é tradição na cidade e atrai milhares de consumidores a cada ano.

Paganini lembra que os empresários participantes vão vender produtos sem o percentual dos impostos embutidos, porém, não há sonegação: todos os tributos serão pagos pelos empresários, apenas não serão repassados para os clientes. Para o presidente, que também é vice coordenador da CDL Jovem Nacional, as novas parcerias mostram a relevância que o DLI adquiriu em 10 anos de existência. “É uma grande campanha de conscientização que une empresários e consumidores, movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato”, defende. Ele ressalta que a entidade defende a simplificação tributária no Brasil. “Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”, afirma.

Para a CDL Jovem, um imposto único – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, todos ganham: o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo”, esclarece.

Além do Distrito Federal, o DLI ocorre em mais 16 Estados neste ano: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Veja abaixo quais são as lojas participantes do DLI 2018 no DF:

Brasília Shopping

Jin Jin

Litorabeus

Lez a Lez

Para verificar os produtos e valores dos descontos em cada loja, basta acessar este link.

Dia da Liberdade de Impostos 2018 no DF

Horário: ao longo do dia, enquanto durarem os estoques

Locais:

• Postos Jarjour Asa Norte (Eixinho L - Q 206), Asa Sul (Eixinho L - Q 210) e Taguatinga Sul (CSB 8)
  • Brasília Shopping (SCN Q 5 Bl O - Asa Norte)
  • Terraço Shopping (SHC AOS entrequadas 2/8 lote 5 - Octogonal Sul)
  • JK Shopping ( M-Norte 34 AE 1 - Taguatinga Norte)
  • Taguatinga Shopping (QS 1 lote 40 - Águas Claras)

Realização: CDL Jovem DF