O projeto Núcleo de Base de Futebol G10 oferece treinos gratuitamente para cerca de 100 crianças e adolescentes da região de Sobradinho II. Os beneficiados são meninas e meninos de 9 a 15 anos, que têm a oportunidade de participar de campeonatos e buscar uma carreira no esporte. A Fundação da Câmara de Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) é parceira da iniciativa e oferece os lanches dos jogadores em todos os encontros.


O projeto conta hoje com oito voluntários fixos e seis flutuantes, e os treinos são sempre às quartas e quintas, nos turnos matutino e vespertino. Já os jogos e competições ocorrem geralmente aos sábados e domingos.


Para o presidente do G10, Gilberto Lopes Araújo, o lanche oferecido às crianças é um fator motivacional para a participação no projeto, além de colaborar com uma nutrição eficaz e, consequentemente, com a prática desportiva. “Algumas crianças vivem em situação de vulnerabilidade, chegando aos treinos muitas vezes sem as devidas refeições, principalmente pela manhã”, afirma. A Fundação CDL-DF também doou, neste ano, um frigobar para armazenar as bebidas geladas e uma mesa para acomodar a comida na hora do lanche, e vai fornecer novos jalecos para os treinos nos próximos meses.


A presidente da entidade, Andrea Vasquez, ressalta a importância do impacto do projeto na vida dos beneficiados. “A prática do futebol e o desenvolvimento da disciplina no esporte despertam o interesse das crianças e dos adolescentes em frequentar a escola, em vez de ficar nas ruas”, afirma. “Os jovens envolvidos no G10 são muito esforçados e têm prazer no que fazem. Foi justamente essa determinação que nos motivou a prosseguir com a parceria.”


Gilberto lembra que a participação das meninas ainda é mais tímida que a dos meninos. No entanto, entre as que se engajaram nos treinos, o resultado foi extremamente positivo: duas participantes do G10 chegaram à Seleção Brasileira.


O próximo passo do projeto é a criação do G10 Baby, que pretende trabalhar com crianças de sete e oito anos, incentivando, principalmente, a participação feminina.