Em 2017, os brasileiros vão trabalhar aproximadamente 153 dias apenas para pagar os impostos. Ou seja, na prática, é como se a população só começasse a receber seu salário, de fato, a partir de junho. A estimativa é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), que realiza este ano a 9.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).

A campanha pretende chamar atenção para a alta carga tributária brasileira, equivalente à de países desenvolvidos, com a diferença de aqui o retorno em serviços públicos, como saúde, educação e segurança, é muito baixo. “Mais de 40% dos rendimentos são destinados a impostos e, em nossa opinião, esse porcentual não é razoável, especialmente porque prejudica o poder de compra dos cidadãos”, defende o coordenador da campanha DLI nacional e presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini.

Em Brasília, as ações programadas para 1.º de junho vão ocorrer em três postos da rede Jarjour: na Asa Norte, na Asa Sul e em Taguatinga. Serão vendidos 45 mil litros de gasolina – o maior volume de vendas da campanha até hoje – pelo preço que custaria caso não incidissem tributos distritais e federais. “Os impostos não deixarão de ser pagos, mas esse custo será bancado pelos patrocinadores, e não repassado aos consumidores”, explica. “Não se trata de uma promoção, mas de uma ação para conscientizar.”

Paganini ressalta que a CDL Jovem, por meio do DLI, defende a simplificação tributária no Brasil. “Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”, afirma. Para a entidade, um imposto único – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, todos ganham: o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo”, esclarece.

A novidade deste ano é a adesão da unidade de Taguatinga do posto Jarjour à campanha. Em 2016, foram vendidos 30 mil litros de combustível sem impostos nos dois postos do Plano Piloto. “Queremos atingir e beneficiar cada vez mais pessoas de diferentes regiões administrativas do DF, e estamos abertos a novas parcerias para os próximos anos”, afirma o presidente.

Cada consumidor poderá abastecer até 20 litros, e o pagamento deverá ser feito em dinheiro.

CDL Jovem DF

A Câmara de Dirigentes Loistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem DF) é uma das representações regionais da CDL Jovem. A entidade nacional, parte do sistema CNDL, proporciona às CDLs um espaço onde jovens empresários lojistas possam se desenvolver, com espírito de liderança, empreendedorismo e foco em inovação e sustentabilidade. Reuniões regulares, palestras, eventos e campanhas de conscientização estão entre as ações mais destacadas.