O Presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), prorrogou por 60 dias a vigência da Medida Provisória 936, conhecida como “MP da manutenção do emprego e renda” durante a pandemia do coronavírus. O texto que trata o Ato da Mesa do Congresso Nacional n. 44/2020 é apenas sobre a prorrogação da vigência da MP por mais sessenta dias, o que dá mais tempo para o Congresso analisar a medida. Ou seja, não se trata da prorrogação dos acordos de suspensão do contrato de trabalho já realizados.

O Ministério da Economia publicou hoje (26) o regimento interno do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – CGSIM. O Comitê tem como competência a normatização da inscrição, cadastro, abertura, alvará, arquivamento, licenças, permissão, autorização, os registros e os demais itens relativos à abertura, à legalização e ao funcionamento de empresários e de pessoas jurídicas de qualquer porte, atividade econômica ou composição societária no Brasil. Além de coordenar e supervisionar a implementação e o funcionamento da REDESIM.

A crítica ao sistema tributário brasileiro, ao mau uso dos recursos público e à ineficiência da administração estatal adquiriu novos contornos com a crise mundial provocada pela COVID-19. Para conscientizar a população e sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem promovem, no dia 04 de junho, a 14ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).

Com a determinação de reabertura dos comércios pelo Distrito Federal, o GDF Presente colabora para a ação reforçando a limpeza de ruas e calçadas para que os comércios melhor recebam os clientes. Os comerciantes precisarão cumprir diversas determinações para abrir as portas. A ação é realizada pelo Polo Central Adjacente I do GDF Presente.

Em parceria com o Ibope, SPC Brasil lança insumo Perfil Comportamental que permite ir além dos dados cadastrais nas consultas e identificar hábitos e comportamentos do consumidor. A quarentena, imposta pelo avanço da Covid-19 no Brasil, trouxe aos brasileiros a necessidade de se adaptar, incluindo novos hábitos em sua rotina. A impossibilidade de realizar atividades comuns do dia a dia, por exemplo ir à academia, sair para comprar medicamentos e produtos para a prevenção contra o vírus trouxeram outros costumes.